segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Olaria


Esta foto foi feita no atelier da D. Fernanda Manique e neste preciso local, em tempos existia uma olaria, assim como existiam muitas na Freguesia do Telhado. Havia famílias inteiras a trabalhar a arte do barro, e este local em concreto pertenceu à família Ferreira.
Dedicadas à Olaria, houve em tempos a familía dos Isidros, os Angelos mais conhecidos pelos Catarinos - pelo facto da Mãe deles se chamar Catarina, os Oliveiras etc. Todas estas famílias com muitos irmãos, todos ligados à mesma arte de Oleiro. Hoje simplesmente existe esta simples Senhora que aproveitou a aprendizagem num curso de formação.
A foto mostra um torno antigo de oleiro, ainda manuseado com o pé, e em cima da bancada e na cabeça da roda, temos um assador para assar castanhas. Na bancada temos um cântaro com duas asas, também uma caçarola para levar carne ao forno (fazer assados).
No chão, temos um conjunto de potes, duas talhas de pataco, uma de três vintens incluindo um alguidar de sinco, e mais um alguidar vidrado.
O oleiro num dia de jorna durante as oito horas de trabalho tinha que produzir ou fabricar doze talhas de pataco, e de três vintens dez. Claro, isto com um ajudante preparando-lhe o barro.
Na fabricação da loiça míuda no fim do dia, o oleiro na cabeça do torno deixava um alguedar de sinco igual ao que está no chão.
Esta era a vida dura dos oleiros do Telhado e suas famílas...
A sobrevivência de muitas famílias do Telhado dependia da indústria do barro, era uma vida extremamente dura.

Sem comentários: