quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Maestro Angelo

Com o maestro Ângelo foi possível à late alcançar aquele objectivo e formar o actual orfeão ,que se estreou no dia 05 de Julho de 1996,tendo já efectuado actuações em vários pontos do País,em Espanha e em França
Em 2008 gravou o seu primeiro CD,com canções de Natal, que denominou (ROTEIRO)dos Templos: Concerto de Natal.

Orfeão

O maestro do Telhado no orfeão da liga dos amigos do Tortosendo vinte anos ao serviço, do mesmo, Américo Caldínho Ângelo nasceu em 17 de Julho de 1948. Iniciou os estudos secundários no Seminário dos Franciscanos . Ainda criança fez sempre parte dos coros do seminário e estudou música, gregoriano inclusive, até aos vinte anos.A sua profissão bancário,aposentado, mas a sua grande paixão é a musica.Durante oito anos dirigiu o coro da igreja matriz de Tortosendo.Em 1995 iniciou o Orfeão da LAT-Liga dos Amigos do Tortosendo,que tem regido até hoje.

Alpendre

Na parte interior desta porta, era um pequeno armazém aonde o seu senhorio, da altura possuía uma junta, de bois,e que viviam da faina dos campos , portanto trabalhavam os campos, e aqui guardavam as suas alfaias ligadas a agricultura,também os utensílios que recolhiam, como por exemplo fenos, afim de fazerem celeiro para sustentarem os animais durante o inverno.
Durante o ano também prestavam serviço a outras pessoas da aldeia que necessariamente precisavam dos seus meios de transporte como por exemplo,transportar barro para as olarias,lena,lavrando as terras etc.
Há uns anos para cá, desde que o seu senhorio faleceu, nunca mais vi estas portas abertas para dar inicio as tarefas para que eram utilizadas. ,