sábado, 29 de agosto de 2009

Fonte da relva



Esta fonte é mais um património com algumas décadas de anos, que já foi a fonte principal que existia na freguesia há alguns anos antes.
Dela bem se recordam as pessoas mais antigas, que aqui se reabasteciam de água, em cântaros de barro fabricados na nossa aldeia, pelos oleiros que existiam. Nela faziam fila para adquirir a água.

Também aqui se iniciavam alguns namoricos pelos jovens da época, essencialmente à noite, por aqui passarem parte do serão.
Também existe um tanque em granito, que permanecia cheio de água desde que me recordo. Dava para matar a sede aos animais, que há uns anos passados eram muitos.
Hoje infelizmente está no estado que se vê...Pouco estimado...
As águas que por aqui corriam quase desapareceram, porque de momento só corre um fio de água.

Inauguração

No dia 9 de Agosto decorreram as inaugurações destes trabalhos dignificantes para a Aldeia do Telhado, e o povo radiante participou nestes festejos, e acompanhou toda a comitiva, com o dia que se apresentava agradável e com muito calor. Muitas foram as pessoas que quiseram participar nesta benfeitoria.
Presentes estiveram o senhor presidente da Câmara do Fundão Senhor DR Manuel Frexes, Dr São Martinho, presidente de junta, Eng. Aires Proença, e secretária de Junta Dra. Vânia, Senhor Manuel António, e outros ilustres convidados.
Nestes festejos esteve presente o grupo de Santo André, representado pela Dona Apolinária Matias e também o rancho das "Cantarinhas do Telhado", que nós maravilhou com as suas belas cantigas ligadas à nossa região.

No fim das cerimónias muitas foram as pessoas que a título individual, agradeceram aos responsáveis por estas benfeitorias da nossa Aldeia, seguindo-se depois um convívio de festa com uma bela refeição de ensopado de borrego.