segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Exposição


Estas fotos foram captadas no atelier da D. Fernanda Maníque na freguesia do Telhado, é uma exposição de peças com um porte ligeiramente mais pequeno,que as anteriores.

Varanda


Esta varanda, com uma exposição de peças da mesma olaria das primeiras. Sabem aonde foram adquiridas todas esta fotos? Num local bem conhecido, e muitas vezes falado nos orgãos de informação da Televisão.

Talha


Este pote provavelmente foi fabricado na mesma olaria do primeiro, só com um porte ligeiramente mais pequeno. Portanto o género de fabrico é precisamente o mesmo só que varia em tamanho.
Autênticas obras de arte, para mim, que me nasceram os dentes em cima de obras de arte deste género, e que foram muitas, incluindo peças de porte mais pequeno.

Talha



Este( POTE) já têm algumas dezenas de anos, e uma certeza tenho, não foi feito na nossa Freguesia, embora o meu Pai, e outros oleiros da terra na minha idade de jovem, tenham fabricado muitos deste tamanho... e eu sou testemunha disso, porque preparei o barro para centenas deles, iguais aos que estão na imagem, e eram feitos em três ou quatro fases. Tudo dependia da temperatura, e seca do Barro.

Rancho Das Cântarinhas



O Rancho Folclórico das Cântarinhas do Telhado em palco, preparando-se para apresentar mais um número do seu reportório, durante o serão, e para demonstrar perante o público presente, o que eram os cantares, e bailares nos tempos dos nossos Pais e Avós, tanto nas lidas do campo, como propriamente nos dias de festa.
Este rancho é possuidor de um reportório razoavelmente rico, nas suas actuações, e por ele já passaram muitos elementos da Juventude da nossa Aldeia até às pessoas mais idosas.
Têm actuado em diversos pontos do nosso País, e oxalá que continuem com este bom exemplo, porque propriamente para os jovens, além de cultural é uma riqueza.

Iinevitavelmente é quase sempre, obrigatória a sua presença nas festas da Aldeia.
Parabéns à direcção, e a todos os membros que nele participam.