quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FONTE DOS MILAGRES



Com a idade que tenho nunca vi este chafariz a correr água mas que deu água ao povo deu, e antes deu água para matar a sede aos habitantes da Aldeia, depois correu azeite nela e agora nem azeite dá nem água, mas que faz companhia a uma figueira. É verdade, até há quem diga que em lugar de dar água come figos.Triste fonte já nem tubo tens para deixar correr o precioso líquido.

Baixa do Telhado



Estão a visualizar uma das áreas mais bonitas da cova da Beira. No local onde me encontro a fazer esta filmagem, é numa zona frente aldeia do Telhado, zona sul lado nascente e neste mesmo lugar frente à filmagem é uma área com uma extensão de terreno significativa e em frente temos a bonita cidade do Fundão. E para a direita do mesmo filme temos a famosa Serra da Gardunha, onde antigamente havia famosos castanheiros que produziam abundância de castanhas, e no mesmo filme avistamos a aldeia do Souto da Casa e mais à direita o Freixial anexa da freguesia do Telhado, também a serra conhecida pelo cabeço do Gomes.
Estes terrenos mesmo frente à nossa visão foram fortemente fartos em produtividade de batata, feijão, milho, trigo não faltando os rebanhos de gado até à meia dúzia de anos atrás, e como podem verificar presentemente alguém ligado à agricultura semeou feno para o gado.
video