terça-feira, 15 de setembro de 2009

Capela de São Bartolomeu



Esta capela de São Bartolomeu está situada na freguesia do Telhado, e desde que me recordo tenho-a conhecido sempre assim, presentemente num estado de estimação. Mas quando eu tinha dezoito anos, as aves pardais eram os principais donos da mesma. Devido à sua infiltração no seu interior, hoje já não é assim mas em seu redor existe um sobreiro cheio de mal ou por outra praga...Melhor seria destruí-lo para evitar que tire as vistas à referida capela.

Casa Antiga



No Telhado, além de coisas bonitas há também casas antigas que são pequenas maravilhas. Esta habitação bem demonstra aquilo que eu digo, evidentemente que conheci bem os donos desta habitação, e nesta rua onde está plantada esta maravilhosa relíquia, passei centenas mas muitas centenas de vezes, desde que nasci até aos dias de hoje, por ter sido criado numa casa à distância de cem metros desta. Esta habitação hoje não é habitada por ninguém, mas que é usada para aquilo que a sua dona entender,(arrumos). Por evidente que pareça, é de uma prima minha já com uma bonita idade que ultrapassa os oitenta anos, e como foi herança dos seus pais, pessoas guerreiras para o trabalho, por aqui também abundou família dessa fibra, pessoas humildes e com muitas dificuldades, mas não deixaram de criar e educar quatro filhos dois rapazes e duas raparigas. Parabéns D. Filomena por continuar a manter esse lindo património...



Esta Igreja muita bonita e bem conservada no seu exterior, não é na nossa Aldeia mas garanto-vos que é na Beira Baixa, e é numa terra com uma praia fluvial e com um parque de campismo onde geralmente junta muita gente nos dias abafados de calor, onde se tomam belos banhos, não como os de água salgada mas de algum modo não é de deitar fora.
Desloquei-me lá de propósito pelo facto de ser tão conhecido este lugar, e com bom arvoredo em toda a área.