terça-feira, 29 de setembro de 2009

Homenagem aos Oleiros do Telhado



Sou um jovem Blog que nasceu há três semanas...muito pouco tempo para aquilo que já publiquei. Neste pouco espaço de tempo sinto-me na obrigação de fazer uma homenagem a todos os oleiros, e suas famílias que abundaram na nossa Aldeia, e que foram muitas, gente de muito trabalho. E foi em redor desta classe de oleiros, e de agricultores que a aldeia do Telhado se desenvolveu, e criou os seus filhos, e os lançou para a vida.
Viveu-se à custa da riqueza que era extraída da terra( campos ), que era dominada por Três famílias mais ricas em poder económico, e o resto dominado por famílias relativamente mais remediadas, e em último caso havia os pobres que nada tinham.

E para sobreviverem, viviam trabalhando os campos, na jorna diária para os mais remediados.
Terras hoje quase dotadas ao abandono, essencialmente algumas ...
Quem vos viu e quem vos vê!...
Como as coisas mudaram ao longo dos tempos...Para melhor?...Para pior?...
Quem sabe, o futuro o dirá.
É raro falar do Telhado sem que traga ao de cima aquilo que foi o nosso passado, e o passado das famílias que habitaram esta Aldeia. É quase obrigatório falar dos Oleiros.
Sinto-me emocionado ao falar em certas coisas da minha Aldeia , e o mesmo sucede com pessoas amigas da minha infância, a respeito das ruas que nos viram crescer, e nos viram brincar, desta linda terra que é a aldeia do Telhado.