sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lagar Moderno.

Como se aproxima a época da apanha da azeitona, na minha Aldeia, e em toda a região da Beira Baixa,não posso deixar cair no esquecimento toda um período, da faina da apanha da azeitona, e dos lagares que a vão transformar no famoso azeite, (ouro) que nos vai correr pela garganta abaixo afim de nos alimentar. Estas fotos que podem verificar no seu exterior, praticamente nada ou quase nada nos diz, mas meus assíduos visitantes, neste espaço em tempos foi uma capela do Mártir São Sebastião, não me lembro mas pelo que herdei de informação dos meus antepassados! No meu conhecimento foi fábrica de fabricar tijolos, telhas, olaria de toda a espécie, desde peças pequenas até aos potes de grande porte, TALHAS, afim de guardar o azeite, e outros cereais,incluindo loiça, de fabrico vidrado...
Hoje é um moderno lagar de fabricar azeite, e um lagar dos mais moderno que possa existir na nossa cova da Beira, e em especial na minha Aldeia. E deste moderno lagar, que tenho o prazer de consumir, o azeite para a minha alimentação...Dentro em breve vamos ver entrar por estas portas milhares de quilos de azeitona, e na saída vamos verificar o famoso azeite fabricado no Telhado. Nos anos em que abunda a fartura de azeitona, o mesmo lagar funciona naturalmente muitas horas seguidas sem qualquer interrupção. Foi um investimento a longo prazo, e de muitos milhares de euros...É o progresso da nossa Aldeia, porque temos pessoas que adoram aquilo que herdaram, e que conseguiram transformar em produzir, por isso se deram ao trabalho excelente, investindo num meio pobre, mas com alguma vontade de melhorar o futuro. Foram muitos milhares de euros investidos, simplesmente para laboral durante dois três meses por ano. Por esse motivo aqui venho prestar os meus sinceros parabéns ao Senhor Rui Trindade, e seu sócio Senhor António. Pelo vosso bom gosto, que o futuro vos sorria sempre brilhante, e cheio das maiores felicidades.

Sem comentários: