sábado, 10 de outubro de 2009

Casa com Varanda.

Esta habitação pertenceu a um lavrador do Telhado,e consideravelmente vivia bem,e que ainda conheci muito bem,já falecido há longos anos, também os seus dois filhos já faleceram, os netos sensivelmente, hoje têm a mesma idade da minha:
Foi nesta casa que houve uma fuga de azeite dos (potes) de barro, e se em-filtrou nas canalizações que fornecia água à fonte dos milagres, pela qual ficou conhecida pelo facto de correr azeite, isto dito por pessoas muito mais velas que eu!
Pelo feitio da casa é o tipo de casa da Beira, e na nossa Aldeia havia algumas casa com esta traça de varandas alpendradas...
Há longos anos que se encontra desabitada, assim como outras da nossa Aldeia.
Na casa ao lado já se deslumbra as novas tecnologias desde o ar condicionado, até a antena parabólica:Esta por sinal é de um amigo meu.

2 comentários:

Lourdes disse...

Olá bom dia!

Que pena estas casas estarem a desaparecer!
Também em Sobral Magro havia muitas casas com varandas como estas, mas neste momento apenas existe uma e não sei se por muito tempo.São restos do passado que desaparecem...
Beijinhos

Joaquim Angelo disse...

Boa noite D, Lourdes é verdade que aquilo que tínhamos de habitações antigas nas nossas Aldeia têm tendência a acabar, e estas ainda resistem até quando?Não se sabe.
Só o tempo nos dirá.