quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Escola 1 º Ciclo da aldeia do Telhado

Esta é a Escola do ensino básico da aldeia do Telhado, e foi aqui que principiei a aprender as primeiras letras, e os primeiros algarismos, no ano de 1955, desde a letra Romana, e por aí em diante. Quatro anos depois estava de saída para prestar provas da quarta classe antiga, na Escola do Fundão junto ao jardim de nome das Tílias.

E por aqui passaram durante todos estes anos centenas de alunos, e hoje felizmente todos têm acesso ao ensino secundário obrigatório, e ensino superior, embora se possa contar pelos dedos das mãos, os principiantes que aqui iniciaram as aulas, e raros foram os que conseguiram um curso superior.


Além de alunos, naturalmente, também alguns Professores leccionaram aulas aqui, e felizmente, hoje continuamos com a escola em funcionamento, porque a quantidade de alunos assim o justifica. Essencialmente, pelo meu tempo de escola passaram educadores que mais pareciam ignorantes do que pessoas para educar ou ensinar crianças na escola...Época esta em 1955, os próprios Professores batiam a torto e direito com uma régua de madeira, além de pontapearem os alunos, puxões de orelhas, e reguadas nas mãos.


Hoje tenho a liberdade de dizer que na questão do ensino primário os alunos da época frequentavam a escola debaixo de medo, e assustados.
Hoje o ensino é diferente...Existe mais compreensão da parte dos professores.
A parte norte da Escola era frequentada pelos rapazes, e a parte sul, pelas raparigas.
Esta era a nossa Escola de há cinquenta e cinco anos! Hoje continua a ser a mesma Escola!

Sem comentários: